A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção (UCCLDM) S. João de Deus integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) desde 15 de Julho de 2008. Iniciou a prestação de cuidados com acordo para 22 utentes, sendo que em 2010 este foi alargado para 25.

Durante estes quase 5 anos de serviço à comunidade a Unidade deu resposta  a 207 utentes.

Esta unidade, diz respeito a uma unidade de carácter temporário ou permanente, com espaço físico próprio, para prestar apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio." (art. 13.º do Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de Junho).

O internamento em Longa Duração, pode apresentar duas modalidades:

 

Descanso do Cuidador que diz respeito a situações temporárias, decorrentes de dificuldades de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, até 90 dias por ano.

 

Prestação de Cuidados tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida, por um período de internamento superior a 90 dias consecutivos.