Foi com enorme júbilo que a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém comemorou o seu 515º Aniversário, cuja fundação foi em 15/09/1499.

A cerimónia iniciou-se com missa solene, na Igreja da Misericórdia, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas.

Seguidamente procedeu-se à recepção da Sua Excelência o Senhor Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares e restantes entidades convidadas, nas Residências do Pinhal, com a atuação do Grupo Coral de Santa Maria.

Procedeu-se ao descerramento da placa evocativa e de reconhecimento ao casal benemérito Feliciana Maria Simões e Fernando Limão Chaves na presença de suas sobrinhas Alcide Vidal, Virgínia Vilhena e Gertrudes Raposo.

O Sr. Provedor, Jorge Nunes, fez uma breve apresentação das actividades desenvolvidas pela Instituição, procedendo-se à abertura da Sessão Solene por parte do Sr. Eng.º José Catarino (Presidente da Mesa da Assembleia Geral da SCMSC), sendo seguidas as intervenções de várias entidades, nomeadamente do Sr. Dr. Pedro Mota Soares, Dr. Álvaro Beijinha (Presidente da CMSC), Dr. Manuel de Lemos (Presidente da União das Misericórdias Portuguesas) e Jorge Nunes (Provedor da SCMSC).

Por fim procedeu-se à entrega dos Certificados de Acreditação da Qualidade às Unidades de Cuidados Continuados Integrados.

Finda a sessão solene decorreu o almoço convívio no Centro de Formação da CCAMCA, servido com a colaboração do Centro de Formação do IEFP.