UCCI CONDE BRACIAL
Unidade de Cuidado Continuados Integrados
ERPI SANTA MARIA
Estrutura Residencial Para Idosos Santa Maria na Quinta da Hortinha
UCCI S.JOÃO DE DEUS
Unidade de Cuidado Continuados Integrados São João de Deus
ERPI RESIDÊNCIAS DO PINHAL
As Estruturas Residenciais para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, têm como finalidade contribuir para o bem-estar e qualidade de vida
CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA MONTINHO
A creche / jardim de infância do Montinho é um equipamento de natureza socioeducativa vocacionado para o apoio à família e à criança.
JARDIM DE INFÂNCIA SANTA TERESINHA
Centro Bem Estar Infantil Santa Teresinha para crianças do pré-escolar
CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA O NINHO
A creche / jardim de infância do Montinho é um equipamento de natureza socioeducativa vocacionado para o apoio à família e à criança.

CANAL DE DENÚNCIAS

O canal de denúncias da SCMSC foi elaborado em conformidade com a legislação vigente aplicável, reforçando o alinhamento da SCMSC com os princípios vertidos no Código de Conduta da SCMSC, designadamente os princípios de transparência e ética.

Com este canal pretende-se facilitar a identificação de situações eventualmente irregulares ou infrações, incluindo suspeitas razoáveis reais ou potenciais, que ocorreram ou que se considere que é muito provável que venham a ocorrer.


Salientamos que este canal não deve ser utilizado para contactos de clientes relativos a situações decorrentes ou associadas à prestação de cuidados.

Para este efeito, utilize o formulário disponibilizado.

Antes de submeter uma duvidas leia as Informações abaixo

Princípios e proteção do denunciante

É garantida a independência, a imparcialidade, a confidencialidade, a proteção de dados, o sigilo e a ausência de conflitos de interesses no tratamento e análise das denúncias recebidas.

Em qualquer situação, o Denunciante é protegido contra qualquer forma de retaliação, sendo conferida a possibilidade de apresentação de denúncia anónima, nos termos legais.

Quem se considera denunciante

A pessoa singular que denuncie ou divulgue publicamente uma irregularidade ou infração.

Quem pode apresentar uma denúncia

  • Clientes
  • Colaboradores
  • Ex-colaboradores
  • Prestadores de serviços, contratantes, subcontratantes e fornecedores, bem como quaisquer pessoas que atuem sob a sua supervisão e direção
  • Titulares de participações sociais, pessoas pertencentes a órgãos de administração ou de gestão ou a órgãos fiscais ou de supervisão da SCMSC, incluindo membros não executivos
  • Voluntários e estagiários, remunerados ou não remunerados
  • Outros

Responsabilidade de gestão da denúncia

As denúncias serão recebidas pela área competente da SCMSC que, após registo e classificação, dará seguimento ao processo de tratamento, incluindo o encaminhamento para as áreas responsáveis pela análise e acompanhamento do processo.

O tratamento, investigação e tomada de medidas relativamente às denúncias recebidas é, de acordo com a legislação, da responsabilidade da SCMSC.

Denúncias Anónimas

A SCMSC compromete-se a respeitar o anonimato em todos os casos em que o denunciante pretenda apresentar uma denúncia anónima, independentemente do detalhe das informações contidas na denúncia e da possibilidade de identificação do denunciante através dos factos descritos. 

Esclarece-se que a SCMSC tratará todas as denúncias, anónimas ou não, sempre que a mesma contenha matéria e informação suficientes e relevantes que permitam averiguar. Não obstante este tratamento, apenas serão notificados os denunciantes que entendam preencher um endereço de email para o efeito. 

Em alternativa, e caso opte por não deixar um contacto, poderá consultar o estado do processo através do ID atribuído pela SCMSC à sua denúncia.

Âmbito

Podem ser apresentadas denúncias dos seguintes âmbitos:

a)    Contratação pública;

b)    Segurança e conformidade dos produtos;

c)    Segurança dos transportes;

d)    Proteção do ambiente;

e)    Segurança dos alimentos para consumo humano;

f)     Saúde pública;

g)    Defesa do consumidor;

h)    Proteção da privacidade e dos dados pessoais;

i)      Segurança de redes e dos sistemas de informação;

j)      Interesses financeiros da União Europeia;

k)    Regras do mercado interno, de concorrência e auxílios estatais;

l)      A criminalidade violenta, especialmente violenta e altamente organizada

m)  Corrupção ativa e passiva; 

n)    Outros

Proteção de Dados Pessoais

Ao preencher o formulário da denúncia, declara tomar conhecimento das condições do tratamento dos seus dados pessoais, devendo, para tal, consultar a Política de Privacidade da SCMSC.

Fique a conhecer também as regras de tratamento de dados pessoais no âmbito do Canal de Denúncias SCMSC .

A SCMSC conduzirá com responsabilidade, independência e idoneidade a receção, a investigação e o tratamento da sua denúncia.