APOIO DOMICILIARIO

Telefone

932 520 224

(Chamada para a rede movél nacional)

Morada

Rua do Hospital Conde Bracial 7540 Santiago do Cacém

E-mail

sandra.candeias@scmsc.pt

APOIO DOMICILIARIO

Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)

O Serviço de Apoio Domiciliário iniciou a sua actividade no ano de 1987 e tem Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal para 70 utentes/ clientes e destina-se à população residente na freguesia de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André.

Funciona diariamente das 08h00min às 19h00min, incluindo fins-de-semana e feriados e presta os seguintes serviços: fornecimento de alimentação/ apoio na alimentação, higiene pessoal, tratamento de roupa, higiene habitacional e diligências, destacando-se ainda a prestação de serviços personalizados de Saúde (Médico, Enfermagem e Reabilitação), o aluguer de produtos de apoio (camas articuladas, cadeiras de rodas, entre outros) e actividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal.

Os serviços de alimentação, tratamento de roupa, higiene habitacional e diligências não são prestados isoladamente; no mínimo terão de ser contratados dois serviços.

A SCM Santiago do Cacém garante assim a prestação dos seus serviços de SAD, atendendo às necessidades dos seus utentes/clientes e seus familiares/cuidadores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos e permitindo a estes permanecer no seu meio habitual de vida e na proximidade dos seus familiares e pessoas significativas.

Temos uma equipa de profissionais com formação e conhecimentos técnicos e científicos, preocupada com o bem-estar e qualidade de vida do utente/cliente e seus familiares/ cuidadores – uma equipa atenta, motivada e empenhada no desempenho das suas funções e disponível para reforçar/ complementar as competências e capacidades dos familiares/ cuidadores.

Estamos ao seu dispor e queremos ajudar!


INSCRIÇÃO

Como Formalizar uma inscrição?

Deverá dirigir-se à diretora técnica do SAD e formalizar a inscrição em impresso próprio, apresentando os seguintes documentos:

- Bilhete de identidade ou cartão de cidadão do cliente e do seu representante legal, quando necessário;

- Nº de Identificação Fiscal;

- Nº de Identificação da Segurança Social;

- Nº do serviço nacional de saúde e/ou outro subsistema de saúde;

- Cópia do comprovativo de rendimentos do utente/cliente e do agregado familiar;

- Declaração Anual com valor da Pensão;

- IRS.

- Despesas médias mensais de medicação de uso continuado em caso de doença crónica (Recibos da farmácia ou declaração da farmácia do último mês)

- Despesas de renda de casa ou de prestação mensal devida pela aquisição de habitação própria (recibo do último mês)

Onde realizar a inscrição?

Na Rua do Hospital Conde Bracial, aonde pode contactar técnica do SAD, de segunda a sexta-feira das 14h00m às 17h00m.

Documentos:

Guia de Acolhimento SAD

 

SERVIÇOS

Cuidados de Higiene e Imagem - Os cuidados de higiene e imagem do corpo, cabelos, unhas, barba, boca, dentição e próteses são assegurados pelas ajudantes familiares, sendo na medida do possível, incentivada a autonomia e preferências do utente/cliente na realização dos mesmos. São assegurados no máximo de quatro vezes ao dia, de acordo com avaliação da técnica /grau de dependência do utente

Alimentação - A alimentação é parte integrante das nossas atividades diárias, devendo ser respeitadas as orientações dadas pelos profissionais de saúde. O empratamento é realizado na cozinha do Conde Bracial, onde se encontra implementado o sistema de qualidade HACCP. Cada utente dispõe de duas marmitas facultadas pela instituição, devidamente identificadas e de uso individual. A distribuição da alimentação é assegurada pelas ajudantes familiares, sendo o transporte efetuado em viatura própria.

Tratamento de Roupas – O serviço é desenvolvido na lavandaria da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém. As roupas de cada utente/cliente são devidamente identificadas com um código atribuído pela instituição de modo a evitar extravios. A recolha e distribuição da roupa é da responsabilidade das ajudantes familiares, sendo a mesma efetuada uma a duas vezes por semana ou em SOS. O tratamento inclui todo do tipo de roupas de utilização do utente/cliente (camisas, calças, lençóis, roupa interior, tapetes, mantas edredons, entre outros). O serviço de tratamento de roupa inclui lavagem e engomagem, conserto e distribuição.

Higiene Habitacional – Este serviço pode ser prestado uma a duas vezes por semana consoante a necessidade de higienização dos espaços, assegurado pelas ajudantes familiares. A higiene habitacional é apenas realizada aos espaços utilizados diariamente pelo utente/cliente, nomeadamente quarto, WC, cozinha, sala de estar e hall de entrada, onde é limpo o pó dos móveis, chão aspirado e lavado.

Diligências – Este serviço contempla o pagamento de faturas, aquisição de bens e géneros alimentícios, medição de glicemia capilar e administração de insulina.

Actividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal  – Os utentes afectos à resposta social de SAD podem usufruir do serviço de animação ao dispor da SCMSC, particularmente a participação em convívios e saídas ao exterior.

Serviços especializados de Saúde – médico, enfermagem e reabilitação – mediante avaliação técnica. O número de vezes/ a frequência do serviço encontra-se condicionado pela disponibilidade do serviço no momento.

Os serviços de alimentação, tratamento de roupa, higiene habitacional e diligências não são prestados isoladamente; no mínimo terão de ser contratados dois serviços.

REGULAMENTO